Quem sou eu

gente toda semana irei postar coisa sobre artistas, moda,jogos ,filme bom os filmes cada sema irei indicar um uns podem ser mais velhos e outros talves ainda estejam nos cinemas ok,musicas,livros bom os livro farei que nem os filmes cada semana idicarei uma e falarei um pouco sobre ok,tambem estaram abertas perguntas pergunte nos comentarios que eu posto a resposta,postarei sobre mt mais coisas isso é apenas um resumo....

sábado, 26 de março de 2011

vc sabe jogar?

gente pra quem nao conhece vou passar as regras do uno(jogo de cartas) é muito legal de jogar basta saber ganhar e perder





Regras oficiais
O jogo deve ser jogado por maiores de 7 anos[3], e entre 2 e 10 jogadores[4]. O baralho é composto por cartas de quatro cores: verde, amarelo, vermelho e azul. As fileiras de cada cor variam entre 0 e 9. Existem três ações especiais para cada tipo de cor de carta, identificadas como "pular", "pescar duas" e "inverter". Há também cartas de ações especiais com fundo preto, "coringa" e "coringa comprar quatro". Para cada carta regular ou de ação, existem duas das mesmas no baralho, com exceção do 0, que só possui uma unidade. Há quatro "coringas" e quatro "coringas comprar quatro", o que resulta num total de 108 cartas. Para diferenciar o 6 do 9, é utilizado um sublinhado embaixo da carta respectiva.
Para começar o jogo, são distribuídas sete cartas a cada jogador, e a carta que ficou em cima do baralho é virada para cima, sendo que esta é a primeira. Caso essa carta possua uma "habilidade especial" (nomeadamente pular, comprar duas e inverter), ela é tratada como se o jogador que deu as cartas tivesse jogado as mesmas. Se a carta for um coringa o jogador escolhe a cor que deve começar. Se for um coringa comprar quatro, deve ser devolvida ao baralho. O jogo começa com a pessoa posicionada ao sentido horário de quem distribuiu as cartas.
Em cada oportunidade, o jogador pode jogar uma carta de sua mão que seja igual a cor ou o número da última carta apresentada, ou então jogar um coringa ou coringa comprar quatro. Se a pessoa não possuir carta para jogar na ocasião, deve pescar apenas a primeira que estiver no topo do baralho. Se o jogador possuir a carta que precisa para ser jogada, mas não jogá-la e comprar outra, nenhuma penalização é aplicada. Depois de um jogador jogar a sua carta, o próximo ao sentido horário ou anti-horário - se estiver invertida a ordem - joga. As cartas podem ser jogadas na sequência(crescente ou decrescente) dos números, caso possuam a mesma cor. Também podem ser jogadas em conjunto(ao mesmo tempo) as cartas que tiverem o mesmo número ou símbolo(apenas se tiverem a mesma cor!).
Se as cartas que eram utilizadas para comprar esgotarem, as jogadas na mesa são embaralhadas novamente e colocadas como pilha. Quando um jogador estiver com apenas uma carta na mão, deve falar UNO! em voz que todos os outros jogadores ouçam. Caso isso não ocorrer, qualquer outro jogador pode obrigá-lo a comprar duas cartas. O jogo termina quando um jogador está sem nenhuma carta na mão.
Um outro método para encerrar o jogo é quando no final de cada partida (quando algum jogador estiver sem nenhuma carta) os outros jogadores revelam suas mãos e a contagem de pontos é feita. As cartas que restaram na mão de cada oponente deve ser somadas seguindo as regras abaixo. Ganha o jogador que consegue 500 pontos(ou o mais próximo disso).
A contagem é a seguinte:
  • Cartas de 0 a 9 tem o valor de sua face;
  • comprar duas, inverter e pular valem 20 pontos;
  • Coringa e Coringa comprar quatro valem 50 pontos.

 Cartas de ação


CartãoDescrição
Comprar duasO próximo jogador deve comprar duas cartas e perderá a vez. Se ele possuir uma carta "+2" deve a jogar obrigatoriamente na mesa e o valor acumula para +4 para o jogador seguinte, e assim sucessivamente.
PularO próximo jogador perde a sua vez de jogar.
InverterA ordem do jogo é invertida, do sentido horário para o sentido anti-horário e vice-versa. Se o jogo for jogado por duas pessoas, a carta é tratada com o mesmo sentido de pular.
CoringaO jogador escolhe qual deve ser a cor para prosseguir o jogo. Esta carta pode ser jogada a qualquer momento do jogo, mesmo se o jogador tiver outra carta para usar.
Coringa comprar quatroO jogador escolhe qual deve ser a cor para prosseguir o jogo, além de fazer o próximo jogador comprar quatro cartas e perder sua vez de jogar. Esta carta só deve ser jogada quando a pessoa não possuir outra para jogar, senão pode ser penalizada. Se essa carta iniciar o jogo, ela é devolvida ao baralho. Jogada de desafios jogando um coringa comprar quatro, e se a pessoa ao seu lado tiver um para competir o próximo e assim sucessivamente .

Obs:Somente coringa comprar 4 pode entrar no desafio.

 Penalizações

De acordo com as regras oficiais do Uno:[3]
  • Um jogador que não falar "Uno!" após jogar a sua penúltima carta das mãos, pode e deve ser penalizado com a compra de mais duas cartas, caso algum outro jogador perceber. Este é um meio para testar a atenção dos jogadores.
  • Se o jogador jogar uma carta errada e um dos outros jogadores notar, ele deve pegar a carta de volta e comprar outras duas.
  • Se a carta "Coringa comprar quatro" é jogada ilegalmente (isto é, se a pessoa que jogou possuir uma carta do mesmo número/cor que poderia ser jogada) o outro jogador que recebeu a punição pode pedir para conferir as cartas da mão de quem jogou. Se ela foi jogada ilegalmente, quem a jogou deve comprar quatro cartas de penalização. Se foi legal, quem olhou deve pegar mais duas cartas de penalização. Só o jogador que recebeu quatro cartas pode pedir para olhar a mão do outro jogador.
Cartas do jogo.

 Regras especiais (Opcionais)

Observação: essas regras não valem no início do jogo(caso seja a carta que começa) e nem para o(s) jogador(es) que estão sem cartas não mão:
  • Acumulando "+2" ou "+4": Quando o jogador anterior joga uma carta "+2", poderá ser jogada mais uma carta "+2" imediatamente,ou quando o jogador anterior joga uma carta "+4", poderá ser jogada outra carta "+4" e a penalização é acumulada ao jogador seguinte,
Obs: "+4" só podem ser jogadas quando houver um "+4" no monte.
  • 0/Mudança de mãos: trata-se de quando é jogado um "0" (Zero), todo o grupo troca toda a "mão" de cartas com seu oponente do lado, no sentido que estiver o jogo.Outra versão diz que a regra do zero é opcional(geralmente para duplas).Ou seja, quando um jogador descarta um "zero",poderá ou não trocar seu jogo, com o jogador da sua escolha.
  • Jump-In/Regra de corte ou interceptação: Mais conhecido como "Regra de corte"; se um jogador tem exatamente as mesmas cartas (número e cor) que estão no topo do monte de descarte, poderá jogá-las imediatamente sem necessidade de esperar o seu turno. O jogo continua a partir deste jogador que tinha as cartas iguais. Se tratando de uma carta com um efeito especial (como "pular", "+2" , "inverter" , "+4", e "coringa") o efeito não é válido. Caso um jogador venha a comprar uma carta idêntica a carta de punição que o fez comprar, não poderá descartá-la. Este ficará como que fora do jogo até que o jogador seguinte largue uma carta.
  • Algumas mesas de jogo proíbem os jogadores de "bater" o jogo utilizando cartas "Coringa" e "Coringa +4", mas são poucas as que adotam essa regra, opcional e dispensável;
  • Regra do 9,2,8 e 7:A regra do 9 consiste em, quando um jogador descarta uma carta com o número 9 todos o jogadores deverão colocar a mão em cima do monte de descarte, e o ultimo que colocar a mão pegará duas cartas. A regra do 2 é a seguinte: quando um jogador descarta o número 2 ele terá o direito de dar 2 cartas da sua mão para o jogador que quiser.Já a regra do 8 diz: quando um jogador descarta qualquer carta com o número 8, terá o direito de jogar novamente, não sendo obrigatório.Caso outro jogador o "corte" com outro oito da mesma cor, este é quem ganha o direito de jogar novamente!Uma das regras do 7 ocorre quando um jogador descarta a carta de número 7 a partir de então todos os jogadores deverão ficar em silêncio absoluto até o final da rodada, quem falar comprará duas cartas para cada frase que pronunciar. A outra ocorre quando um jogador descarta uma carta 7, a partir de então o jogador que descartou a carta deve, obrigatoriamente, trocar de cartas com algum outro jogador de sua escolha.
  • Regra do 1, quando a carta de número 1(um) for descartada, pode-se pedir para olhar o jogo de qualquer jogador em mesa, sendo obrigatório o indivíduo mostrar suas cartas para a pessoa que jogou a carta.
  • Regra da carta de ação: Não se pode jogar carta de ação sobre carta de ação a não ser que seja a mesma, podendo mudar apenas a cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário